Home / Eficácia Comprovada de Physicool

Physicool é altamente eficaz na redução do edema e dor

Physicool é usado no National Health Service (Serviço Público Nacional), na Inglaterra, em hospitais privados e por profissionais de saúde em diversos países, para a redução da dor, inchaço e inflamação, com uma ampla gama de aplicações.

A associação de frio e compressão é clinicamente comprovada a fim de ajudar na redução do edema e, consequentemente, na recuperação da amplitude dos movimentos. 

Physicool foi inicialmente usado no pós-operatório de cirurgias de joelho. Quando colocado no membro, o agente líquido resfriante evapora, absorvendo o calor latente – reduzindo o edema e a dor. Como a bandagem é feita com tecido open-cell, ela age como um condutor para este agente e propicia de 2 a 3 horas de resfriamento antes de necessitar ser recarregada.

Devido ao sucesso inicial alcançado após artroplastia total de joelho (Garret, 2012), Physicool é agora utilizado em pacientes para melhorar a reabilitação pós-operatória em todas partes do corpo, traumas, inflamações articulares, hematomas e artrite reumatoide.

 

Evidências clínicas

 Sem os riscos associados às terapias à base de gelo, Physicool apresenta uma melhor performance do que outras terapias de resfriamento. Em 2012, Garret e colaboradores conduziram um estudo não comercial para comparar a eficácia de Physicool à do sistema Cryo Cuff, nos pacientes submetidos à artroplastia total do joelho. O método usou um estudo randomizado com pacientes do hospital, num total de 80 pacientes (40 por grupo). Todas as artroplastias foram feitas por um único cirurgião, seguindo técnicas cirúrgicas padrão.

 Os dispositivos de resfriamento foram usados no 1º dia de pós-operatório. A pontuação na escala VAS de dor e amplitude dos movimentos foi verificada antes do resfriamento e 30 minutos após este. Os resultados foram obtidos no 1º e 2º dia de pós-operatório, depois dos quais os pacientes receberam alta.

No grupo que usou Physicool, houve um aumento estatístico significativo da amplitude dos movimentos e no alívio da dor se comparado ao grupo que utilizou Cryo Cuff.

Resultados

 No primeiro dia do pós-operatório, o grupo que utilizou Physicool teve uma melhora de 20.38° na amplitude do movimento articular, o que foi 65% melhor do que o resultado alcançado pelo grupo que utilizou Cryo Cuff. Além disso, a pontuação na escala VAS de dor apresentou uma redução 44% superior no grupo que utilizou Physicool, se comparado ao que usou Cryo Cuff.

Apesar de haver evidências de que o grupo de pacientes tratados com Physicool continua a ter melhor performance do que o grupo que utilizou Cryo Cuff depois de receberem alta, esta melhoria não pode ser quantificada como parte deste primeiro estudo.

Para o propósito do estudo, o resfriamento em ambos os grupos foi limitado a duas sessões de trinta minutos por dia.

No uso normal, uma importante vantagem de Physicool é que ele pode ser utilizado por um período significantemente maior do que seria possível com Cryo Cuff, pois ele não restringe a movimentação do paciente, a bandagem aplicada continuará resfriando por até duas horas antes que o líquido resfriante evapore e, a partir daí, poderá ser recarregado usando o spray.

 Há uma expectativa de que, no uso clínico normal, tanto antes como depois da alta, os pacientes estarão mais dispostos a usar Physicool com maior frequência e por períodos mais longos do que eles considerariam usar Cryo Cuff, e suas melhorias em relação à amplitude de movimento e alívio da dor serão muito possivelmente melhores do que o alcançado neste estudo controlado.