Home / Como Funciona

A Ciência por trás da tecnologia de Physicool

Physicool é uma exclusiva bandagem compressiva embebida em uma solução resfriante de rápida evaporação. Quando aplicada, a solução reage ao calor corporal e evapora, reduzindo assim a temperatura até a faixa terapêutica de forma fisiológica.

Este processo de evaporação retira o calor da sua fonte mais intensa, ou seja, do tecido subjacente à pele. O resfriamento deste tecido, associado à compressão, irá modificar a resposta inflamatória, acelerando a recuperação.

Pesquisas com o uso de imagens termográficas mostram que quando aplicado, Physicool reduz e temperatura tissular a 10ºC após 15 minutos de uso (imagem 5). Esta é a temperatura ideal para o tratamento, pois garante a redução do processo inflamatório, sem risco de lesionar o tecido e sem vasoconstrição rebote. 

Após 30 min, Physicool foi removido e a temperatura registrada 60 minutos após a remoção permaneceu significativamente mais baixa quando comparada ao outro membro.

Imagem 1 - temperatura antes do exercício.

Imagem 2 - temperatura após 15 minutos de exercício moderado - sem bandagem.

Imagem 3 - temperatura 5 minutos após a aplicação da bandagem 

Imagem 4 - temperatura 10 minutos após a aplicação da bandagem - apresenta queda de 7ºC.

Imagem 5 - temperatura 15 minutos após a aplicação da bandagem - apresenta queda de mais de 10ºC.

Imagem 6 - temperatura 60 minutos após a remoção da bandagem. 

A bandagem foi aplicada por 30 minutos

A ciência por trás do resfriamento por evaporação rápida

A evaporação é o processo de transformação de líquido em gás. Quando um líquido evapora, ele inicialmente perde as partículas mais quentes, restando as partículas que estão mais frias. A solução evapora a temperaturas mais baixas e em uma velocidade mais rápida que a água. A compressa então retira o calor das partículas do tecido profundo, resultando nos benefícios do resfriamento.

Tecnologia open-cell não resfriamento com Physicool

O tecido exclusivo da bandagem de Physicool foi cientificamente desenvolvido com a tecnologia open-cell, para manter o líquido resfriante na superfície da bandagem e libera-lo pouco a pouco, garantindo um resfriamento contínuo e fisiológico.

Caso seja necessário um período maior de resfriamento, é possível borrifar o Physicool Coolant Spray diretamente na bandagem. Não é necessário removê-la para isso, graças à excepcional tecnologia empregada em Physicool.

Crioterapia

A crioterapia (terapia pelo frio) é amplamente utilizada tanto na prevenção como na reabilitação de tecidos lesionados. Ao se retirar o calor do corpo, a temperatura dos tecidos profundos é reduzida, proporcionando efeitos terapêuticos como a diminuição do fluxo sanguíneo, da dor e do metabolismo na área afetada. Se corretamente aplicada, a bandagem de Physicool estará quente ao toque do lado de fora.

Compressão

Physicool combina compressão com resfriamento constante. Pesquisas mostram que os efeitos terapêuticos da crioterapia são potencializados com a aplicação de compressão na área afetada (Capps, 2007). O objetivo da compressão é diminuir as hemorragias e reduzir o edema. Desta forma, a recuperação do tecido torna-se mais rápida e efetiva.