Home / Physicool Blog / Raio X: lesões nas costas
Raio X: lesões nas costas

Raio X: lesões nas costas

1. Lesão por esforço repetitivo (LER)

O que é lesão por esforço repetitivo?

Lesão por esforço repetitivo (LER) está associada ao uso excessivo de músculos e tendões do corpo, particularmente de mãos, pulsos, braços, ombros, costas e pescoço.

Existem dois tipos de LER:

Tipo 1, a qual é diagnosticada através dos sintomas descritos abaixo

Tipo 2, que não reconhecida pelos sintomas e frequentemente se refere a uma síndrome de dor não específica.

Sintomas da lesão por esforço repetitivo

- Dor ou fraqueza no músculo ou articulação

- Rigidez

- Fraqueza

- Cãibra

Causas:

Apesar da causa exata ser desconhecida, cogita-se que alguns fatores aumentam o risco de LER, incluindo:

- Fazer atividades repetitivas, durante longo período e sem descanso

- Atividades que envolvam força, como levantamento de peso

- Postura inadequada

- Trabalhar em posição desajeitada

- Stress

Solução/Tratamento:

A parte mais importante do tratamento da LER e identificar e suprimir a causa. Os sintomas podem ser aliviados com:

- Analgésicos/ Anti-inflamatórios

- Terapia de resfriamento, como Physicool

- Injeção de esteroides

Lesão por esforço repetitivo – Aplique a bandagem reutilizável Physicool de trinta minutos a uma hora sempre que necessário. A bandagem irá se resfriar através da retirada de calor da área lesionada, tranado a dor e reduzindo o inchaço. Isto irá acelerar seu tempo de recuperação, fazendo você se sentir melhor de forma mais rápida.

2. Espondilose

O que é espondilose?

Espondilose é a fratura de partes dos discos da coluna, os quais ajudam a manter as vértebras no lugar. Quando uma dessas partes está injuriada ou danificada, a vértebra pode se mover para frente ou para trás sobre o osso abaixo, causando fricção na coluna espinhal ou raiz nervosa.

A espondilolistese normalmente ocorre no topo da espinha. Como em várias lesões nas costas, a espondilose tem múltiplas causas. Uma vértebra defeituosa pode ser congênita (desde o nascimento), ter se quebrado por trauma, stress ou fratura ou se desgastado por infeção ou outro tipo de doença.  A espondilose é tipicamente vista em crianças ou adolescentes que são ativos no atletismo. Os seguintes esportes levam a maior susceptibilidade à condição: mergulho, ginástica, futebol e remo.

Sintomas:

- Dor nas costas

- Dormência

- Fraqueza em uma ou ambas pernas

- Perda da função das pernas

- Inchaço

Tratamento/Solução:

O tratamento da espondilose visa o fortalecimento abdominal e dos músculos das costas, associado a melhoria das funções corporais do dia a dia. Use a bandagem Physicool para reduzir a dor e a inflamação. Se a dor severa continuar, cirurgia é uma opção.

- Remédios para alívio da dor

- Anti-inflamatórios

- Terapia a frio para aliviar inchaço e dor

- Fisioterapia

- Cirurgia.

3. Tensão lateral

O que é tensão lateral?

A tensão lateral é uma condição tipicamente vista em jogadores de críquete, mas pode atingir qualquer pessoa. É caracterizada por lesão nos músculos da lateral abdominal, onde eles se conectam às costelas inferiores.  Uma tensão lateral pode aparecer repentinamente, devido à hiperextensão, ou gradualmente em um período de tempo, devido a movimentos excessivos ou repetitivos. A tensão frequentemente ocorre devido a uma contração repentina do músculo oblíquo interno. Atividades muito relacionadas à tensão lateral são: boliche, lançamento, levantamento de peso, abdominal lateral, torções, virada e flexão lateral.

Sintomas:

Os pacientes frequentemente sentem uma súbita dor aguda ou sensação de repuxar na lateral do peito ou abdômen durante alguma atividade vigorosa. Os sintomas podem incluir:

- Dor muscular

- Rigidez e desconforto

- Problema para flexionar ou alongar a o músculo

- Dor ao tocar a área

- Espasmos musculares

- Inchaço

- Contusão

Tratamento:

O tratamento da tensão lateral é muito simples.

Proteção, descanso, gelo, compressão e elevação (PRICE) é uma das abordagens mais recomendadas para lidar com os efeitos colaterais. O objetivo é minimizar hemorragia, inchaço, inflamação e dor, provendo a melhor condição para que a cura se instale.

- Proteção – proteger a área lesionada de novas lesões – usando uma atadura de apoio se apropriado

- Descanso – interromper a atividade que causou a lesão e descansar a articulação ou músculo lesionado. Evitar atividades nas primeiras 48 a 72 horas após a lesão.

- Gelo – Nas primeiras 48 a 72 horas após a lesão, aplicando terapia a frio como Physicool

- Compressão – atadura ou bandagem na área lesionada para limitar qualquer inchaço ou movimento que possa danificá-lo ainda mais

- Elevação – mantenha a área lesionada alta e apoiada sobre um travesseiro para ajudar na redução do inchaço

Physicool prove as etapas principais do PRICE em uma única bandagem reutilizável, propiciando proteção, resfriamento e compressão para ajudar na cura da tensão lateral. A bandagem Physicool pode ser aplicada no tronco e o efeito refrigerante recarregado borrifando Physicool Coolant diretamente na bandagem enquanto ainda em uso.

Physicool é uma bandagem de algodão única impregnada com um líquido patenteado o qual retira o calor dos tecidos afetados por meio da rápida evaporação. Enquanto os tecidos profundos vão sendo resfriados, simultaneamente ao efeito compressivo, Physicool modifica a resposta inflamatória à lesão do tecido atingido, o que ajuda a promover a cura.

Acesse agora e escolha seu Physicool!

Physicool