Home / Physicool Blog / O que é artrite de joelho?
O que é artrite de joelho?

O que é artrite de joelho?

O que é artrite de joelho?

Além de fatores como idade e genética, a artrite de joelho pode se desenvolver em decorrência de lesão por sobrecarga na região. Esse tipo de lesão é mais comumente relacionado a certos tipos de trabalho ou à prática de esportes que envolvem carga na articulação do joelho – ato de ajoelhar, agachar ou levantar grandes cargas. Alguns esportes são considerados causadores, como futebol, tênis e corridas de longa distância. Fraqueza muscular também pode levar à artrite. Exercícios regulares e moderados podem ajudar a fortalecer esses músculos e, consequentemente, diminuir o risco de desenvolver artrite de joelho.

Sintomas:

  • Dor crescente na articulação do joelho (o início súbito não é incomum)
  • Rigidez na articulação
  • Inchaço
  • Fraqueza nos joelhos, a ponto de travarem ou cederem
  • Dor sensível a mudanças de tempo

Causas:

A osteoartrite de joelho começa com a progressiva deterioração da cartilagem. A osteoartrite é a doença mais comum, lenta e degenerativa, e é caracterizada pela erosão da camada de cartilagem entre os ossos. Sem a cartilagem, os ossos começam a ter atrito um contra o outro, causando dor, perda de mobilidade e deformidade. A maioria dos casos de artrite envolvendo o joelho são de osteoartrite. A osteoartrite é também conhecida como uma doença degenerativa da articulação e, na maior parte das vezes, ocorre na meia idade.

Tratamento:

Não há cura definitiva para a artrite. A progressão da doença pode se modificar para um quadro de menor dano, dando ao paciente mais conforto para realizar as atividades do dia a dia. O tratamento é mais eficaz, quando realizado na fase inicial, antes do processo de deformação estar avançado. Em qualquer estágio da doença, é possível submeter-se a tratamento na busca de alívio. Algumas das recomendações mais comuns incluem: evitar atividades que piorem a dor, fisioterapia e crioterapia.

A dor e a inflamação podem ser tratadas aplicando-se a bandagem B de Physicool no joelho por períodos de 30 minutos ao longo do dia. Medicações anti-inflamatórias são eficazes para a maioria dos pacientes, mas é recomendável consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento.