Home / Physicool Blog / Inflamação do calcanhar
Inflamação do calcanhar

Inflamação do calcanhar

O que é tendinite do Aquiles (tendinite do calcâneo)?

A tendinite de Aquiles é a inflamação aguda do tendão que percorre a parte posterior do calcanhar. Corredores, saltadores e esquiadores são as vítimas mais comuns. Por estar tão longe do coração, o fluxo de sangue na região das pernas é menor, o que significa que o processo de recuperação de uma lesão como a tendinite de Aquiles é geralmente lento.

A tendinite de Aquiles se manifesta na forma de dor na tira espessa de tecido que liga a panturrilha ao osso do calcanhar. Corredores que sofrem de tendinite de Aquiles sempre reclamam de inchaço e dor perto do calcanhar, às vezes incapacitante.

Sintomas:

  • Dor e rigidez na região do tendão de Aquiles
  • Dor aguda na região após o exercício
  • Rigidez ou engrossamento do tendão

Causas

Contraturas de panturrilha, treinos pesados e calçados inadequados podem sobrecarregar o tendão de Aquiles com o passar do tempo. Um súbito aumento no volume e/ou intensidade dos treinamentos pode causar o mesmo efeito, mas de forma rápida. Assim, é importante prestar atenção aos seus pés e ao treinamento realizado.

Tratamento

Repouso, fisioterapia e crioterapia são indicados, pois alongamento e redução da inflamação irão ajudar a aliviar os sintomas. Recursos ortopédicos e calçados estruturados são soluções a curto prazo. A longo prazo, vale a pena investir em alongamento e fortalecimento da parte inferior das pernas. Exercícios de panturrilha, agachamentos com uma só perna, e saltos na caixa são excelentes exercícios de fortalecimento da parte inferior da perna.

Além disto, preste atenção ao que está nos seus pés. Sua opção de calçado pode definitivamente ajudar ou agravar a situação. E, finalmente, fique atento ao seu treinamento. Não se exceda, nem pegue pesado rápido demais.

Felizmente, o tendão de Aquiles é o tendão mais forte do corpo. Contanto que você seja cauteloso ao fazer progressões no seu treino, é possível mantê-lo saudável e forte. Se, ao constatar a rigidez, você tomar as medidas preventivas para aumentar a flexibilidade do calcanhar, poderá evitar que esse se torne um grande problema.

Aplique a bandagem A de Physicool por um período de 30 minutos a 1 hora, de 2 a 4 vezes por dia. Após o treinamento e à noite são ocasiões importantes. Especialmente à noite, devido ao peso que seu pé suportou durante o dia, embora uma aplicação ao meio dia também ajude muito. Isto irá acelerar o tempo de recuperação e trazer de volta a sensação de bem-estar. O resfriamento irá ajudar a reduzir a dor e inchaço, enquanto que a compressão irá combater a inflamação. Physicool ajudará a acelerar a recuperação e trará de volta o que você mais gosta de fazer.