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Canelite: dores na região da canela

Canelite: dores na região da canela

O que é canelite?

O termo “canelite” se refere a uma variedade de males que causam dor na região da canela. A canelite (ou síndrome do estresse tibial medial) é muito comum entre os corredores iniciantes. Na pior das hipóteses, a canelite se transforma em fratura por estresse ao longo da tíbia, causando ardência que aumenta a cada passo. Em casos mais leves, os músculos na região da canela ficam sensíveis e inflamados, e a dor desaparece após alguns quilômetros de corrida.

Sintomas

  • Leve dor na parte frontal da perna
  • Dores nos dois lados do osso da canela
  • Dores na parte interior da canela
  • Sensibilidade/inflamação na canela
  • Causas:

Dores na canela frequentemente tem origem súbita. É por isto que as reclamações entre os novos corredores são comuns. Quando você corre, a canela absorve todo o impacto inicial, o qual depois percorre o restante do corpo. A canela de corredores mais novos ainda não está forte o suficiente para lidar com esee nível de estresse, o que explica por que é importante desenvolver uma base sólida antes de aumentar a quilometragem.

Tratamento

A crioterapia ajuda a reduzir a dor e inflamação. Physicool é uma excelente opção para isto. Com 30 minutos de uso, você irá constatar que a inflamação e a dor são reduzidas. Essas aplicações podem ser repetidas de 2 a 4 vezes por dia. É melhor utilizar as bandagens à noite, quando você pode aliviar a pressão da lesão, embora aplicações ao meio dia também sejam recomendadas. Os benefícios de resfriamento da bandagem reduzem a dor e o inchaço, enquanto a compressão limita a inflamação. Physicool irá acelerar o processo de recuperação e colocá-lo rapidamente em condições de fazer o que mais gosta.

Correr e treinar impõem carga nos ossos da canela, a ponto de entortar ligeiramente a tíbia durante impacto. Sendo assim, priorize o repouso entre as corridas para dar ao osso condições de se reconstruir e fortalecer. Quando novos corredores fazem corridas muito longas desde o início da prática de corrida, sem dar aos ossos e músculos o tempo necessário para se recuperar, as canelas ficam estressadas além do ideal. Corredores experientes tem menor propensão a esse tipo de problema porque construíram de forma progressiva a estrutura que é capaz de lidar com o estresse da corrida.

Quando você voltar – lentamente – para a prática da corrida, preste atenção ao seu treinamento, bem como ao seu equipamento. Aumentar o volume e intensidade da corrida rapidamente frequentemente traz problemas. Correr em superfícies macias, tais como trilhas ou grama, irá ajuda a reduzir o impacto na canela e prevenir lesões recorrentes.