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Inflamação do calcanhar

Inflamação do calcanhar

O que é tendinite do Aquiles (tendinite do calcâneo)?

A tendinite de Aquiles é a inflamação aguda do tendão que percorre a parte posterior do calcanhar. Corredores, saltadores e esquiadores são as vítimas mais comuns. Por estar tão longe do coração, o fluxo de sangue na região das pernas é menor, o que significa que o processo de recuperação de uma lesão como a tendinite de Aquiles é geralmente lento.

A tendinite de Aquiles se manifesta na forma de dor na tira espessa de tecido que liga a panturrilha ao osso do calcanhar. Corredores que sofrem de tendinite de Aquiles sempre reclamam de inchaço e dor perto do calcanhar, às vezes incapacitante.

Sintomas:

  • Dor e rigidez na região do tendão de Aquiles
  • Dor aguda na região após o exercício
  • Rigidez ou engrossamento do tendão

Causas

Contraturas de panturrilha, treinos pesados e calçados inadequados podem sobrecarregar o tendão de Aquiles com o passar do tempo. Um súbito aumento no volume e/ou intensidade dos treinamentos pode causar o mesmo efeito, mas de forma rápida. Assim, é importante prestar atenção aos seus pés e ao treinamento realizado.

Tratamento

Repouso, fisioterapia e crioterapia são indicados, pois alongamento e redução da inflamação irão ajudar a aliviar os sintomas. Recursos ortopédicos e calçados estruturados são soluções a curto prazo. A longo prazo, vale a pena investir em alongamento e fortalecimento da parte inferior das pernas. Exercícios de panturrilha, agachamentos com uma só perna, e saltos na caixa são excelentes exercícios de fortalecimento da parte inferior da perna.

Além disto, preste atenção ao que está nos seus pés. Sua opção de calçado pode definitivamente ajudar ou agravar a situação. E, finalmente, fique atento ao seu treinamento. Não se exceda, nem pegue pesado rápido demais.

Felizmente, o tendão de Aquiles é o tendão mais forte do corpo. Contanto que você seja cauteloso ao fazer progressões no seu treino, é possível mantê-lo saudável e forte. Se, ao constatar a rigidez, você tomar as medidas preventivas para aumentar a flexibilidade do calcanhar, poderá evitar que esse se torne um grande problema.

Aplique a bandagem A de Physicool por um período de 30 minutos a 1 hora, de 2 a 4 vezes por dia. Após o treinamento e à noite são ocasiões importantes. Especialmente à noite, devido ao peso que seu pé suportou durante o dia, embora uma aplicação ao meio dia também ajude muito. Isto irá acelerar o tempo de recuperação e trazer de volta a sensação de bem-estar. O resfriamento irá ajudar a reduzir a dor e inchaço, enquanto que a compressão irá combater a inflamação. Physicool ajudará a acelerar a recuperação e trará de volta o que você mais gosta de fazer.

O que é artrite de joelho?

O que é artrite de joelho?

O que é artrite de joelho?

Além de fatores como idade e genética, a artrite de joelho pode se desenvolver em decorrência de lesão por sobrecarga na região. Esse tipo de lesão é mais comumente relacionado a certos tipos de trabalho ou à prática de esportes que envolvem carga na articulação do joelho – ato de ajoelhar, agachar ou levantar grandes cargas. Alguns esportes são considerados causadores, como futebol, tênis e corridas de longa distância. Fraqueza muscular também pode levar à artrite. Exercícios regulares e moderados podem ajudar a fortalecer esses músculos e, consequentemente, diminuir o risco de desenvolver artrite de joelho.

Sintomas:

  • Dor crescente na articulação do joelho (o início súbito não é incomum)
  • Rigidez na articulação
  • Inchaço
  • Fraqueza nos joelhos, a ponto de travarem ou cederem
  • Dor sensível a mudanças de tempo

Causas:

A osteoartrite de joelho começa com a progressiva deterioração da cartilagem. A osteoartrite é a doença mais comum, lenta e degenerativa, e é caracterizada pela erosão da camada de cartilagem entre os ossos. Sem a cartilagem, os ossos começam a ter atrito um contra o outro, causando dor, perda de mobilidade e deformidade. A maioria dos casos de artrite envolvendo o joelho são de osteoartrite. A osteoartrite é também conhecida como uma doença degenerativa da articulação e, na maior parte das vezes, ocorre na meia idade.

Tratamento:

Não há cura definitiva para a artrite. A progressão da doença pode se modificar para um quadro de menor dano, dando ao paciente mais conforto para realizar as atividades do dia a dia. O tratamento é mais eficaz, quando realizado na fase inicial, antes do processo de deformação estar avançado. Em qualquer estágio da doença, é possível submeter-se a tratamento na busca de alívio. Algumas das recomendações mais comuns incluem: evitar atividades que piorem a dor, fisioterapia e crioterapia.

A dor e a inflamação podem ser tratadas aplicando-se a bandagem B de Physicool no joelho por períodos de 30 minutos ao longo do dia. Medicações anti-inflamatórias são eficazes para a maioria dos pacientes, mas é recomendável consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento.

Síndrome de Fricção da Banda Iliotibial

Síndrome de Fricção da Banda Iliotibial

Síndrome de Fricção da Banda Iliotibial

A banda iliotibial (IT) é um tendão que conecta o joelho ao quadril. A síndrome da banda iliotibial acontece quando este tendão inflama. Essa síndrome já foi comparada à sensação de ser “esfaqueado” na lateral do joelho durante a corrida, especialmente quando se está numa descida. Essa lesão dolorosa pode rapidamente se transformar em algo incapacitante se não solucionada. Leia aqui como prevenir esta lesão.

Sintomas

  • Dores na parte superior da perna/coxa.
  • Dores que se tornam piores durante exercícios, tais como corrida.
  • Dores agudas na lateral da articulação do joelho ou na cabeça do fêmur.
  • Distensões e perda de flexibilidade no joelho e quadril.

Causas

Assim como a maioria das lesões que acometem os corredores, as causas são muitas. Correr em declives e correr sempre do mesmo lado da rua são as principais causas. Ambos colocam grande peso nas laterais do joelho e causam atrito entre a banda IT e o fêmur. Com o passar do tempo, a banda iliotibial enrijece e pode inchar, trazendo as dores, que vão se intensificar ao ponto em que se torna impossível correr.

A origem do problema está em como a banda IT funciona quando corremos. A banda iliotibial é uma larga faixa que se estende do músculo tensor da fáscia lata e da lateral dos músculos do glúteo, percorre a parte externa da perna e joelho e se conecta ao osso da canela. O movimento repetitivo desse tendão provoca irritação.

Tratamento

Primeiramente, trate com crioterapia para reduzir a inflamação e a dor. Aplique a bandagem B da Physicool por um período de trinta minutos a uma hora, 2 a 4 vezes por dia, para reduzir o inchaço e dor. A compressão irá ajudar a limitar a inflamação. A bandagem pode ser recarregada e reutilizada muitas vezes durante o processo de recuperação. Em pouco tempo você estará em condições de voltar a fazer o que mais gosta. Os períodos após o treino e à noite são os melhores para o tratamento com Physicool, devido ao peso que as suas pernas tiveram que suportar no decorrer do dia. Uma aplicação no horário do almoço também traz grandes benefícios.

Assim que a dor diminui, está na hora de pensar no trabalho para o tecido mole. Iniciativas como massagens profundas no quadríceps a posterior da coxa, alongamento, e o uso de rolos de massagem ajudam no relaxamento. Evite fazer corridas pesadas em descidas. Se você sempre corre no mesmo lado da estrada, mude de lado de vez em quando.